terça-feira, 25 de março de 2008

HISTÓRICO DE NOSSA ESCOLA

A Escola de Ensino Médio Barão de Aracati, localizada à Praça dos Prazeres, 82, em Aracati-Ceará, foi fundada em 5 de janeiro de 1926, com a denominação de Grupo Escolar. O primeiro prédio que abrigou o Grupo Escolar está localizado à Rua Cel Alexanzito, 484, onde funciona, atualmente, a Creche Maria Eridan. Sua primeira Diretora foi a Senhora Adelaide Gujão Pessoa e contava com as seguintes professoras: Edite Pinto, Diva Azevedo e Maria Soares. O Grupo Escolar oferecia o curso primário de 1ª a 3ª série.

No início do ano de 1935, o Senhor Prefeito Antonio Felismino Filho deu início a construção do prédio onde funciona, atualmente, a Escola, sendo inaugurado na gestão de Mário Porfiro de Lima, em 13 de janeiro de 1938. A doação oficial do terreno só aconteceu na primeira administração do prefeito Dr. Antonio Kleber Alexandre Gondim, quando foi feita a escritura da escola, na gestão da Diretora Maria José Pinheiro da Costa.

Barão de Aracati foi o nome dado à Escola em homenagem a José Pereira da Graça, ilustre aracatiense, agraciado com o título de Barão, pelos relevantes serviços prestados a magistratura e ao Estado do Ceará.

Eram dependências do prédio: diretoria, secretaria, sala de leitura, 6 salas de aula e 2 banheiros – primeiro bloco, tombado com Patrimônio Histórico. Foram diretoras da escola, na nova sede: Rita Pereira, Elizabeth de Sintra Souto, in memoriam, Rejane Rodrigues Praça, Maria Isabel Lima de Oliveira, Maria da Costa Nepomuceno, in memoriam e Maria José Pinheiro da Costa.

Reconhecida pelo CEC – Conselho de Educação do Ceará, em 4 de abril de 1986, passou à denominação de Escola de 1º Grau Barão de Aracati.

A partir de 1998 ampliou sua abrangência para o ensino médio, com a denominação de Escola de Ensino Fundamental e Médio Barão de Aracati. Funcionando, assim, até 2001, pois por exigência da SEDUC-Secretaria de Educação do Ceará, com base na nova Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB 9394/96, as escolas foram deixando de receber alunos do ensino fundamental e priorizando suas vagas para o ensino médio. Em 2001, concluíram as últimas turmas de ensino fundamental e a escola passou a denominar-se Escola de Ensino Médio Barão de Aracati.

Em 1995, com a nova forma de escolha para o Núcleo Gestor da Escola – seleção e eleição, foi eleita, como diretora, pelo voto direto da comunidade escolar, a professora Marta do Rego Gurgel (triênio 1995 / 98), afastando-se para efeito de aposentadoria após o primeiro ano de mandato, assumiu o cargo a diretora adjunta Maria Liduina Deodato de Lima.

Para a gestão – 1999 / 2001, foi eleita a professora Maria Helena Pereira de Lima, tendo sua gestão passado por um processo de intervenção da SEDUC, assumindo como interventoras: Maria Theresa Costa Zaranza – Diretora, Neli Felix de Moura – Coordenadora Pedagógica e Francisca Sena – Coordenadora Administrativo-Financeiro, em janeiro de 2000. Em 26 de maio a situação é legitimada através da eleição, passando a fazer parte, também, do Núcleo Gestor, o Professor Franscico Ivan Oliveira, como Coordenador de Articulação Comunitária, para cumprimento do triênio 1999 / 2001.

Em janeiro de 2002, após o processo seletivo e eletivo, assume o Núcleo Gestor, para o triênio 2002/2004: Maria Theresa Costa Zaranza – Diretora, Francisca Edilvane Lucena de Farias Brito – Coordenadora Pedagógica, Agivan Maria Lopes Godeiro-Cooordenadora de Gestão, José Leontino Gondim – Coordenador Administrativo Financeiro e Marta Maria de Oliveira – Secretaria.

Em janeiro de 2005, após o processo seletivo e eletivo, assume o atual Núcleo Gestor, para o quadriênio 2005/2008, composto por: Francisca Edilvane Lucena de Farias Brito – Diretora, Maria Theresa Costa Zaranza – Coordenadora Pedagógica, Sandra Maria Maia... Freitas – Coordenadora de Gestão e Marta Maria Oliveira Torres - Secretária

Ao longo dos anos, a escola passou por várias reformas / ampliações, na sua estrutura física, dispondo, atualmente, de 10 salas de aulas, diretoria/coordenação, secretaria, 3 blocos de banheiros, cantina, depósito, almoxarifado, Biblioteca, sala de professores, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, um pátio coberto, jardins, praças, quadra de esporte – sem coberta, dificultando, um pouco, as práticas de Educação Física e/ou esportivas.

A Escola de Ensino Médio Barão de Aracati tem na sua história um número crescente de alunos, adolescente, jovens e adultos, mas, ainda, enfrenta o grande desafio da evasão, pois em conseqüência de inúmeros fatores, entre eles as condições sócio-econômicas, vários alunos evadem para trabalhar, acarretando prejuízo à aprendizagem.

A escola conta atualmente com 10 turmas de 1º ano, 09 turmas de 2º ano, 08 turmas de 3º ano e 04 turmas do Tempo de Avançar Médio, sendo 03 em anexos; perfazendo um total de 1200 alunos, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite.

A E.E.M. Barão de Aracati, vem se fortalecendo enquanto escola viva, trabalhando para despertar o potencial crítico-criativo de adolescentes, jovens e adultos, tornando-os cada vez mais conscientes da importância na busca de novos horizontes, onde a dimensão cognitiva, afetiva e social devem estar sempre presentes. A partir dessa concepção teremos homens integrantes de uma sociedade igualitária, fraterna em que ele mesmo ajudou a construir.

As atividades desenvolvidas têm como meta o alcance dos objetivos traçados no Projeto Político Pedagógico-PPP, construído pela comunidade escolar.

Francisca Edilvane Lucena de Farias Brito - Diretora

Nenhum comentário: